10. Interações com Vendas
O cadastramento de uma interação com vendas permite lembrar com facilidade valores negociados e também gerar relatórios a partir dos números. Além disso, o CRM possui avisos caso você esqueça negociações abertas.
Os relatórios de vendas precisam de cadastro de interações com vendas ou orçamentos/vendas conforme Item 14
Siga os passos para cadastrar uma interação com vendas:
- Acesse o cliente por link ou procurando na busca principal na parte superior do CRM;
- Clique em Nova Interação e posteriormente em Vendas( ) .
- Digite o valor do orçamento, use somente números;
- Se é apenas um orçamento, deixe a opção marque se a venda realmente aconteceu desmarcada; Marque caso a venda realmente aconteceu;
- Na observação sobre a venda, descreva de forma sucinta sobre o que foi a venda, como a descrição em sua fatura de cartão de crédito. Essa descrição pode ajudá-lo a identificar tipos de produtos e serviços posteriormente.
- Clique em Cadastrar. O orçamento faz parte da interação.
Veja a interação de exemplo abaixo. É de uma empresa que vende e instala pisos drenantes.
Neste exemplo, foi inserido o resumo de uma reunião. Este modo é uma excelente forma de trabalhar, pois:
Foi escrito um pequeno resumo da reunião em (1); o tipo de interação foi marcado como “reunião”, ou seja, é rápido perceber que foi resultado de uma interação presencial e não telefone ou e-mail.
Um lembrete para o dia 08/01/2020 foi registrado em (3); ou seja, nessa data essa interação aparecerá em destaque para lembrar dessa atividade com o cliente para dar sequência.
Foi registrado o valor em (4). Com o valor registrado, ele também será lembrado no dia 08/01/2020. Esse registro pode servir de base para outros orçamentos parecidos ou ao falar com o cliente novamente (você ou outra pessoa da equipe) saberá com precisão o valor acordado e não precisará consultar ou, pior ainda, informar um valor errado.
Sumário